sábado, dezembro 01, 2012

Duratrans - Uma breve descrição

Duratrans são mais frequentemente utilizados para criar os fundos que aparecem atrás de apresentadores ou âncoras de notícias, também são usados em peças de teatro como pano de fundo em que aparecem atrás dos atores, em cartazes de cinemas iluminados, propaganda em displays de lanchonetes, etc.. Duratrans são para pequenos formatos e tem um preço superior aos translites, mas com acabamento infinitamente superior e translúcido. O nome Duratrans é uma marca registrada da Kodak, sendo que algumas vezes, ele é associado como um termo genérico para impressões displays retroiluminados, mas o termo genérico correto para cartazes de cinema, propagandas e outros que são iluminadas por trás é translites. Translites são normalmente de 15 cm a mais de cem metros de comprimento e 12cm a 40 metros de altura. Na maioria dos casos, translites tem comprimento maiores que a largura, a imagem é impressa por transferência em poliéster ou plástico (em uma película transparente), também pode ser pintado sobre um material semi-transparente, tal como poliéster ou uma folha de plástico. Depois de impresso ele é esticado perpendicularmente e aplicado no piso, numa parede ou numa porta, numa janela ou uma série de janelas. Duratrans são sempre iluminados por trás com luzes montadas perpendicularmente ao chão ou em caixas de luz, devendo ser aplicado no espaço entre o conjunto dentro de um pet em acrílico e a parede de fundo, fazendo com que o fundo fique bem iluminado dando a aparência de profundidade. Translites são usados para imprimir imagens fotográficas ou imagens de computador prestados sobre o material usando impressoras de grandes formatos. Muitos translites existentes foram criados por impressão em uma câmara escura fotográfica e um ampliador mural, projetando em uma tira de filme de até 32 pés ou 9,8 m de largura. Estas peças são montadas no tamanho final por costura. Um verniz fosco é adicionado para terminar o acabamento nos impressos de poliéster ou plástico, esse verniz serve para proteger a imagem.
Ou seja o que difere Duratrans de um translite é a qualidade, a marca registrada e o processo de confecção! Existem outros processos; Duraclear = impressão fotográfica transparente; Backlight = impressão plotada em poliéster ou plástico transparente. Na minha cabeça é tudo uma questão de nomenclatura e aplicabilidade.
Fonte: wikipedia
Kodak 
Eu, particularmente, usei muito Duratrans nos meus trabalhos em redes de lojas, pelo acabamento que é de alta qualidade e pelos detalhes das fotografias mais elaboradas, o que não encontrei nos translites, acho que eles (translites) tem uma aparência de desbotado e de foto velha. Duratrans são mais caros mas a qualidade é visível, mesmo para quem é leigo! Em propaganda imagem é tudo!
Mais uma vez acho tudo isso muito engraçado, hoje é uma febre e nós começamos a usá-lo há muito tempo atrás e os clientes reclamavm do custo, usei translites e na maioria das vezes desbotavam rapidamente, hoje tem pessoas que se acham geniais por trabalharem com esse tipo de material, que chegou no Brasil no começo do século 21...tsc
 Exemplos de Duratrans empregados em trabalhos para rede de farmácias.