segunda-feira, novembro 01, 2010

Logomarca da PREFEITURA impressa em sistema see-through e tinta reativa a metal

O see-through ou registro coincidente é aquela imagem que você coloca o impresso na contra luz e percebe que a sobreposição da imagem da frente com a do verso se completam, o uso desta  técnica se deve ao fato de que a reprodução em impressoras off-set comuns e/ou reprográficas não tem a precisão nem a exatidão do encaixe perfeito no registro dos desenhos, pelo menos ainda não possuem.
E o que é tinta reativa a metal? Bom...a tinta reativa a metal ou tinta coin (moeda) o seu nome já diz tudo! É aquela tinta que sob atrito de uma moeda, anel, grampo, clips ou outro objeto de metal qualquer, ela reage e deixa surgir uma imagem pré-estabelecida pelo designer ou pelo cliente.

Registro coincidente frente
O resto das especificações são de códigos alfa numéricos e tinta de interferência luminosa( já explicada antes), o numeral por exemplo é um ítem de controle que é definido por algoritmos, combinações alfanuméricas ou análise combinatória, que é impossível de explicar aqui em poucas linhas.É isso, espero ter sido esclarecedor!Ao lado os modelos já impressos e com todas as técnicas aqui descritas.Próximo assunto:Identidade Visual: Tudo aquilo que você gostaria de saber mas não tinha a quem perguntar.
Registro coincidente verso


Tinta Coin reagente a metal
Tinta Coin reagindo ao metal
P.S.: Um link sobre impressos fiduciários
Obrigado Marcelo! Você é grande colaborador.

Foil holográfico personalizados em 3D

Bem, não posso falar em foil holográfico sem pensar em dinheiro...Ééééé pensar em dinheiro mesmo!Pegue uma nota de 20 reais, está vendo um detalhe brilhante nela? Olhe com carinho, parece um pedaço de alumínio, observe que ele tem umas imagens dentro e que se movimentam conforme você move a cédula, pois então...aquilo é uma holografia.A holografia é mais comum que imaginamos, ela existe nos cartões de crédito, nas capas dos CD´s originais de música, de DVD´s e por aí vai. Usei-a em alguns impressos da PREFEITURA e estão funcionando bem até hoje, mas amanhã só deus sabe, da mesma forma que tentamos dificultar a falsificação o outro lado briga para facilitar.

Holografia personalizada

Fio louco luminescente com falha técnica

Fio louco luminescente com falha técnica...sabe aquele talão de cheques que você tem ou que alguém que você conheça?!..nele você tem a maneira mais prática de entender o que é o fio louco, pegue seu talão de cheques e veja se ele não possui um desenho que em cada página do talonário ele se movimenta dentro do impresso, pegue e folheie seu talão, lembre-se o desenho é igual mas seu posicionamento dentro do impresso,não!
O luminescente é óbvio, é aquela tinta sensível a luz U.V. que já falei antes.
Bom! Até aí tudo bem, mas e a falha técnica? A falha técnica pode ser um corte abrupto numa sequência de texto, um corte na imagem, etc
É isso aí!

Fundo invisível falso ou nulo reagente a hipoclorito

É uma tinta reagente a água sanitária ou hipoclorito, alguns ítens podem ser apagados com o uso de hipoclorito. A aplicação desta tinta flexográfica nos impressos faz com que ela reaja ao hipoclorito e apareça uma impressão invisível NULO ou FALSO, o que impede a reprodução pelos falsificadores através do reaproveitamento de um documento original.

Fundo invisível sinuoso fluorescente reagente a lâmpada U.V.

Estas tintas de segurança tem venda controlada, elas não são visiveis a olho nu.São visíveis apenas com luz U.V., também conhecida como a tradicional: luz negra...Veja bem o contraste!
Lanterna de U.V.

Sem luz U.V. a olho nú
Com luz U.V.


O que é um fundo anti-scanner?

São impressões compostas por micro imagens invisíveis a olho nú e que não são capturadas pelo scanner quando copiadas na tentativa de reproduzi-las. Nesta ocasião você percebe que elas são compostas por uma imagem distorcida* ou um borrão sem qualquer definição. Infelizmente não tenho como reproduzi-las ou seria felizmente?!..haha
*Na impressão original você consegue vê-las sem distorção.

Micro-letra com falha técnica

Micro-letra com falha técnica: São letras de tamanho ínfimo, que se tornam visíveis através de uma lente de aumento.A falha técnica é uma distorção aplicada nas letras, que pode ser uma inversão no texto, inversão ou torção de uma letra, de um texto sequencial, troca total ou parcial na sequência de um texto (previamente discutida com o cliente), etc...
Detalhe de microletra aplicada sem ampliação

Microletra ampliada

Fundo numismático simplex especial com efeito íris...

Fundo numismático é aquele elemento gráfico que cria o efeito 3D, normamente é formado por linhas, paralelas ou não, que dão a sensação de profundidade e de volume.O fundo íris já expliquei anteriormente.
Fundo numismático simplex com efeito 3D

O que é um fundo geométrico positivo incorporado ao fundo íris?

Fundo geométrico positivo
O que é um fundo geométrico positivo incorporado ao fundo íris?...Bom vou tentar explicar de maneira simples sem entrar em detalhes mais profundos: O fundo geométrico é aquele desenho de fundo no impresso de segurança composto por desenhos feitos com linhas finas que criam efeitos geométricos diversos (não confundir com guiloches); o íris é o fundo colorido que dá um efeito degradê multicolor, ele é desenvolvido no processo de impressão para dificultar a sua reprodução, a mistura dos dois processos resulta em algo parecido com as imagens abaixo.

O fundo geométrico negativo não é nada mais nada menos,
Fundo geométrico negativo
do que a inversão de cores do postivo ou seja: as mesmas técnicas
com as aplicações em negativo.
Neste caso específico usei como
fundo, a cor preta mas poderia ser totalmente laranja
levando em conta que era essa a cor da Identidade Visual adotada pela
PREFEITURA naquela ocasião (laranja),mas poderia ser em tons de vermelho, marrom, verde, etc...
a gosto!