segunda-feira, agosto 10, 2009

O Peso do papel

O preço do papel é calculado em resmas (papel plano) ou em bobinas para papel rebobinado, seu preço oscila de acordo com seu peso, esse cálculo pode ser expresso em kg/resma ou gr/m² ou Kg/bobina. Com uma fórmula simples você calcula a gramatura do papel, a gramatura é a espessura do papel, alguns são mais finos outros mais grossos e que variam de 56 g/m², 63 g/m², 75 g/m², 90 g/m², 120 g/m², 150 g/m², 180 g/m², 210 g/m², 240 g/m², 320 g/m²,etc. 320 g/m²?!!...ou papelão não é papel?
Como calculo seu peso por grama (peso da folha)? É muito simples, existem diversas fórmulas para o cálculo da quantidade de papel, dependendo das informações disponíveis. Observe que este cálculo é realizado a partir do papel no peso sem interferências ou seja em seu peso líquido e não levam em conta os desperdícios, a umidade, etc...
Fórmulas para cálculo:
Papel plano =
Papel em bobina =Espero que tenha sido esclarecedor e para quem deseja fazer cálculo de lombada para livros e revistas, estou enviando um link que já calcula automaticamente a espessura.

http://www.hrgrafica.com.br/calc_lombada.html